VIA NORTE de Paulo Carneiro estreia no Festival Visions du Réel, na Suíça

A Bam Bam Cinema e Vento Forte (produtores) e a Portugal Film (distribuidora) têm o prazer de informar que o filme PÉRIPHÉRIQUE NORD / VIA NORTE de Paulo Carneiro terá a sua estreia mundial no prestigiado festival de cinema de documentário suíço, Visions du Réel.

A segunda longa metragem do cineasta Paulo Carneiro compete num dos mais importantes festivais de cinema europeus que vai decorrer de 7 a 17 de abril, em Nyon.

Depois da estreia como cineasta com a sua primeira longa metragem, Bostofrio, où le ciel rejoint la terre, que teve um percurso notável em festivais internacionais e que também estreou comercialmente em Portugal, Paulo Carneiro assina este novo filme em coprodução com a Suíça e o Uruguai.

O filme descreve a viagem de um cineasta que percorre 2000km em direção a Norte onde se encontra com alguns dos seus compatriotas forçados a deixar o país. Compartilham o amor por carros. Nesses encontros, o veículo é um estímulo para discutir questões de identidade e comunidade, dissolvendo fronteiras entre sociedade e território. No frio da noite escura procuram fugir à dureza do dia.

Nas palavras do realizador “Este filme pretende mostrar a materialização da emigração nos automóveis: simbolismo de uma vida bem-sucedida. Perceber a relação do proprietário com o veículo, a virilidade representada por ele e também essa relação homem/máquina legitimada pela dificuldade de pertencer a um lugar. Parto para a construção deste filme propondo-me colocar como realizador/ antagonista na posição mais próxima possível dos protagonistas deste filme.

Com esta proposta centrada no objeto, pretendo explorar o real significado do veículo para além do que se imagina: o amor ao troféu. Procuro encontrar legitimidade neste objeto de adoração, brilho, provocação, representação de uma reivindicação ou aceitação. Não filmo diretamente o trabalho diário, mas exponho a finalidade física deste trabalho: a cápsula. Não há prémio sem esforço. O meu objetivo foi focar-me no prémio, o prémio que os legitima como heróis porque têm um carro, um bom luxo. Acredito que buscam validar a sua escolha de vida/ condição como emigrantes por meio disso, comprovando que não erraram ao decidirem deixar o país de origem. Acredito que seja algo que vem do ego: o ego de ser emigrante e a perseverança que isso implica. Não queria fazer um filme sobre o quotidiano desta comunidade, mas sobre algo que só é visível através do simbolismo existente no carro, uma espécie de sonho americano. Através dos carros, tentei captar a emigração e as suas características especiais: o amor pela pátria, o trabalho árduo, o sentimento de ser estrangeiro e a hospitalidade”.

Documentário
2022, Portugal, Suíça, Uruguai
Argumento: Paulo Carneiro
Fotografia: Laura Morales
Som: Ricardo Leal, Joana Niza Braga
Montagem: Paulo Carneiro, Luciano Scherer, André V. Almeida, Alex Piperno
Produção: Paulo Carneiro / Bam Bam Cinema; Pedro Canavilhas / Vento Forte; Delphine Jeanneret / HEAD Genève; Alex Piperno / La Pobladora Cine
Distribuição Internacional: Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português

Paulo Carneiro Bolseiro CNC

Paulo Carneiro nasceu em Lisboa, 1990 e cresce na Pontinha. Licencia-se em Som e Imagem na ESAD.CR e mais tarde estuda cinema na ESTC e na HEAD – Genève (bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian). Trabalha como assistente de realização e montador desde 2011. Lecionou Cinema como professor convidado na FLUC (Universidade de Coimbra) em 2021. Em 2018 realiza a sua primeira longa metragem BOSTOFRIO, OÙ LE CIEL REJOINT LA TERRE (IndieLisboa), o filme é premiado e mostrado em mais de 40 festivais internacionais à volta do mundo. Em 2019 estreia nas salas Portuguesas em várias cidades e é aclamado pela crítica como “Top 10 do Ano” pelo Jornal Público. BOSTOFRIO alcançou mais de meio milhão de espectadores globalmente (em festivais, televisões, cinemas, streaming, etc).

Em 2021 o seu projecto NHA TERRA NHA FORÇA é selecionado para a Doc Station / Berlinale Talents.

Filmografia
 [2022] Via Norte/ Périphérique Nord
 [2018] Bostofrio, où le ciel rejoint la terre

 

Partilhar
Default image
Paulo Carneiro
pj_carneiro@hotmail.com
Articles: 6