Documentário “Bostofrio” de Paulo Carneiro exibido na RTP2

Numa aldeia remota no interior de Portugal chamada Bostofrio, um jovem realizador quebra a lei do silêncio para desenterrar a história dos seus avós.

Através das memórias dos habitantes da aldeia de Bostofrio, em Trás-os-Montes, o realizador Paulo Carneiro investiga um personagem misterioso, o avô que nunca chegou a conhecer.

Composto por uma série de conversas, “tão íntimas quanto divertidas”, nas quais é o próprio realizador que se implica na ação e questiona os habitantes (muitos deles, seus familiares) sobre quem era, e como era, o seu avô, Paulo Carneiro faz uma investigação que simultaneamente observa os gestos do trabalho enquanto puxa pela língua das gentes.

Ao mesmo tempo, levanta-se o véu de uma ruralidade ainda cheia de segredos e meias verdades. Aclamado pela crítica, Bostofrio é um filme que pode ser considerado “uma viagem visual e profundamente pessoal, que orienta Paulo Carneiro no caminho de uma resolução íntima, mas também, inevitavelmente, rumo a uma reflexão quase antropológica sobre a sociedade portuguesa nas zonas rurais”.

Bostofrio foi transmitido na RTP2 , no dia 25 de janeiro de 2022.
Disponível agora na RTP Play [link]

Fonte: Fantastic

Partilhar
Default image
Paulo Carneiro
pj_carneiro@hotmail.com
Articles: 6