O violinista Bruno Monteiro e o pianista João Paulo Santos regressam com um novo CD, desta vez dedicado às duas Sonatas e às Cinco Melodias para violino e piano de Sergei Prokofiev.
Três obras importantes do género, mas distintas.
A Primeira Sonata é caracterizada por uma atmosfera sombria e combativa, enquanto a Segunda irradia virtuosismo e o lado mais sarcástico do compositor.
As Cinco Melodias, originalmente escritas para canto e piano, são peças curtas que revelam o lado lírico e suave do violino.
A interpretação de Monteiro foi descrita pela Gramophone como “cheia de verve e ousadia, que tende a arrebatar os ouvintes”, enquanto as atuações de Santos foram apelidadas de “esplêndidas” pela Musicweb International.
Comentários da imprensa
GBOpera (Itália)
“Estas três obras de Prokofiev , extremamente complexas tanto técnica quanto expressivamente, são excelentemente executadas por Bruno Monteiro. Como nas suas outras gravações, ele exibe uma técnica sólida que lhe permite resolver os aspectos mais desafiadores da escrita exigente de Prokofiev — como cordas duplas, posições incómodas e passagens rápidas — e uma interpretação particularmente calorosa e expressiva. Ao executar estas obras, Monteiro também demonstra uma notável maturidade interpretativa que lhe permite encontrar consistentemente um som belo e apropriado para a dinâmica exigida pelo compositor. Ele é excelentemente acompanhado ao piano por João Paulo Santos, que não só nunca o sobrecarrega como também se integra perfeitamente à voz do violino, criando um discurso musical unificado.”
Opus Klassiek (Holanda)
“Ambos os músicos se destacam por um timbre claro, porém calorosamente expressivo, que captura estas obras com eficácia. A energia nervosa, percussiva e, muitas vezes, até trémula, tão característica do Op. 80, é magnificamente reproduzida, enquanto no anseio e ambíguo Andante, o fluxo de pensamentos flui livremente. No Op. 94, violinista e pianista demonstram ser uma dupla igualmente bem orientada e habilidosa, graças à sua interacção próxima e ao excelente senso de ritmo e proporção dinâmica. Esta é uma música que só ganha em brilho através de cores e ritmos vibrantes – e é precisamente isso que ouvimos aqui.
A interpretação igualmente excelente das Cinco Melodias completa a imagem positiva destes dois músicos portugueses neste repertório já consolidado. A gravação é um exemplo clássico de sonoridade e transparência, com as relações tonais entre violino e piano primorosamente equilibradas.
Quão fundo você pode aprofundar-se nesta música? Há dois antecessores famosos: Gidon Kremer e Martha Argerich (DG). Esta dupla também serve como uma verdadeira pedra de toque neste repertório.”
Classical Music Daily (Inglaterra)
“Este é um grande álbum, com um livreto conciso e informativo escrito pelo violinista. As interpretações em si são muito boas. Talvez não sejam as mais refinadas em termos sonoros, mas honestas, bastante cruas e emocionantes quando necessário, e penso que uma das interpretações mais verdadeiras que já ouvi, especialmente na primeira sonata, emocionalmente difícil. Certamente gostei de ouvir este disco.”
Pizzicato (Luxemburgo)
Monteiro e Santos tocam de forma muito sugestiva, seja na sombria primeira sonata, na mais clássica, lírica e frequentemente lúdica segunda sonata, seja nas melodias tão difíceis de cantar que o compositor as retrabalhou para o duo de violino e piano.
A gravação sublinha o carácter de parceria das interpretações de forma exemplar.”
Fanfare (EUA)
“Monteiro é um mestre do arco. Tem uma forma para modular o timbre, especialmente naquelas passagens sombrias e “de vento no cemitério”, o que esvazia o carácter tonal do seu violino de uma forma que o faz soar esquelético. Normalmente, não consideraria isso algo positivo se ele estivesse a tocar um dos concertos exuberantes e sumptuosos do período romântico, mas, para esta sonata de Prokofiev, atinge o timbre adequado, tecendo um clima hipnotizante que mantém o ouvinte absorto, como em transe.
Escusado será dizer que é também um mestre na técnica de mão esquerda, o que lhe permite navegar pelas passagens virtuosas e com cordas dobradas com facilidade. Em igual medida, o pianista João Paulo Santos contribui para o ambiente melancólico e para a tensão da peça.
Bruno Monteiro e João Paulo Santos participaram em vários álbuns já resenhados na Fanfare, cerca de meia dúzia dos quais foram meus. E embora a sua escolha de repertório nem sempre tenha sido do meu agrado, há muito que admiro a sua arte, bem como a sua programação aventureira em tudo o que escolhem tocar. O seu novo álbum de Prokofiev não é exceção. Com o número de gravações destas obras nos catálogos, não creio que este programa em particular se possa qualificar como aventureiro, mas a arte demonstrada por estes dois músicos excepcionais é incomparável.
Voltando à minha questão anterior sobre se estas obras são duradouras simplesmente devido à reputação e posição do compositor que as escreveu, ou se são também cativantes, penso que posso dizer que Monteiro e Santos permitiram-me ouvir esta música — certamente a Sonata n.º 1 — com novos ouvidos, e compreendê-la e apreciá-la de uma forma que não tinha conseguido antes, ao ouvi-la tocada por outros. Monteiro “fala” com o seu arco, revelando relações e ligações dentro da música que não me recordo de ter encontrado nela anteriormente, e a sincronização perfeita de Santos com Monteiro, não só em ritmo e tempo, mas também em expressão, modelação e sombreado de frases, e definição de clima e pintura, são emblemáticas de musicalidade.”
