“O presente CD, intitulado The Franco-Belgian Album, como o nome indica, é dedicado à música e compositores franceses e belgas do período de ouro do Romantismo para violino e piano destes dois países.
Os autores belgas são representados por Henri Vieuxtemps e César Franck, ao passo que os franceses por Gabriel Fauré e Camille Saint-Saëns.
Com a excepção da Berceuse Op.16 de Fauré e a peça virtuosa Caprice d’après l’Etude en forme de Valse Op.52 de Saint-Saëns, que são bastante populares no repertório da maior parte dos violinistas de concerto, as obras belgas, de Vieuxtemps e Franck respectivamente, são partituras praticamente desconhecidas do publico, o que é estranho, dado serem peças de grande valor musical e artístico e que merecem muito justamente serem tocadas e gravadas mais vezes.
Tanto eu como o pianista João Paulo Santos esperamos que com este registo, outros músicos possam conhecer e apreciar estas jóias da música para esta formação e que estas passem a figurar mais vezes nas salas de concerto e noutros álbuns.”
Bruno Monteiro
Excertos de críticas de imprensa:
“As apresentações são também intensamente pessoais, onde o toque humano é sempre sentido (não há nada de robótico nas suas corridas, por exemplo), e a intimidade da sua execução cria a impressão de que os dois tocam na sala de estar e não numa sala de concertos. Gravado durante dois dias em Julho de 2024, The Franco-Belgian Album constitui um valioso complemento à discografia que o violinista português e o seu parceiro de recital de longa data vêm construindo há muitos anos.” Textura
“Enquanto na Sonata Vieuxtemps os dois músicos primam por um som brilhante e leve, nas peças de Franck encontram um som mais quente e aveludado que se adequa a estas obras. Também no Saint-Saëns e no Fauré não se preocupam particularmente com o brilho, e a sua execução é de grande calor e sensualidade. O programa termina com um capricho composto por Ysaÿe a partir de um estudo de Saint-Saëns, que exige do violinista um virtuosismo incrível.” * Pizzicato Magazine
“Uma boa execução em conjunto é essencial neste domínio e só neste ponto os dois instrumentistas causam uma excelente impressão. O que também é forte é que eles acreditam mesmo em cada compasso desta música. Pelo menos é o que parece. As suas performances exalam muita energia, lirismo e carácter. O timbre bastante leve do violino de Monteiro combina perfeitamente com os lados mais exuberantes e virtuosos destas peças, enquanto o tom um pouco mais sombrio serve a introspecção (como na Mélancolie de tons escuros de Franck e no Andantino quietoso, de Saint-Saëns, que envolve-se em tons intermédios). O piano ricamente variado de Santos é tão irresistível como o violino de Monteiro. A bela gravação é a “cereja no topo do bolo” franco-belga.” Opus Klassiek
“Todas as peças são muito bem interpretadas por Bruno Monteiro, que, mesmo nesta ocasião, mostra a sua entrega particularmente expressiva nas peças lentas, como a muito doce e evocativa Mélancolie, e a sua extraordinária habilidade técnica nas passagens virtuosísticas. A acompanhá-lo ao piano está João Paulo Santos, que nunca sobrecarrega o solista com quem pelo contrário se integra perfeitamente nos momentos em que dois instrumentos dialogam entre si.” GBOPERA
Duas críticas recentes seguem abaixo, uma da Revista Ritmo de Madrid e a outra da Classique News de Paris.”


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Luis Suárez
“Uma produção mais do que interessante de dois intérpretes portugueses (Monteiro e Santos) com obras distantes dos êxitos mais conhecidos e visitados de compositores franceses e belgas, com música melodiosa do início ao fim. Todas elas situadas na gama mais “clássica” e que aqui parecem encaixar-se naturalmente. Com boas peças distantes da grande forma, excepto a Grande Sonata Op. 12 de Vieuxtemps, este álbum transpira energia e convicção, onde todas as interpretações são certamente competentes e aceitáveis. A execução de João Paulo Santos ao piano é envolvente, e o violinista Bruno Monteiro destaca-se pela sua postura serena e técnica irrepreensível. Cada obra oferece ao violino solo uma união subtil de violino e piano, num programa engenhosamente concebido para agradar ao público, tudo executado com grande estilo e sensibilidade, em pleno estilo romântico, inspirado na tentativa de Vieuxtemps de sintetizar as escolas italiana, francesa e alemã e de intensificar o diálogo e a interacção entre violino e piano. Quando o violino interpreta obras tecnicamente desafiantes, o piano faz um excelente trabalho ao acompanhar e estabelecer um diálogo musical com o violino, o que geralmente proporciona um fundo energético, subtil e envolvente. Embora este disco não mostre o lado mais profundo dos compositores escolhidos (excepto talvez Franck), revela o seu lado mais elegante e eloquente. Música de pura beleza sonora, captada num som claro e limpo.”




| Ernst Van Bek
https://www.classiquenews.com/critique-cd-evenement-the-franco-belgian-album-vieuxtemps-franck-faure-saint-saens-bruno-monteiro-violon-joao-paulo-santos-piano-1-cd-etcetera/
CLASSIQUENEWS Primavera de 2025
“O violinista português Bruno Monteiro lançou um novo álbum que é uma verdadeira canção de amor pela música francesa e belga do final do período romântico, desde Henri Vieuxtemps e César Franck, para os mais antigos, até o mais duradouro Camille Saint-Saëns (1835 – 1921), sem esquecer Gabriel Fauré e o mais recente (nascido em 1858), o incrível e talentoso Eugène Ysaÿe …
Em retrospetiva, o programa revela 1001 nuances de virtuosismo romântico e pós-romântico, entre brilho, sedução, profundidade e até intimidade. O programa ousa e acerta numa seleção de partituras pouco conhecidas, todas pertencentes a este romantismo franco-belga extremamente elegante, começando por Henri VIEUXTEMPS : sua grande sonata para piano e violino (1843) afirma, por parte do jovem compositor (então com 22 anos), um temperamento beethoveniano na amplitude do quadro ao qual o violino traz a elegância de sua canção lúdica (primeiro andamento); contrastando com o Scherzo animado e lúdico que se segue, destaca-se o canto lírico, sonhador, amplo, entre serenidade e beleza do Largo (quase tão desenvolvido quanto o Allegro inicial e de longe o mais original dos 4 andamentos). O Finale encontra um equilíbrio delicioso entre virtuosismo e capricho. Do mesmo ano, data o Andantino quietoso de FRANCK, uma peça de equilíbrio soberano, desenvolvida como uma oração esticada em que os dois intérpretes encontram o fôlego certo, e o violino o fio condutor de uma canção elegíaca, inspirada, ininterrupta; a mesma precisa modéstia e vertigem de intimidade na segunda peça composta pelos Serafins, “Melancolia”, na qual o canto do violino serpenteia, incandescente, suspenso numa solidão que irradia através da sua profundidade e da sua intensidade.
Mais tarde, Berceuse (1878) de FAURÉ encanta e tranquiliza com sua fluidez encantada. Os dois artistas dão-se muito bem na sequência de sequências que formam a Élégie de SAINT-SAËNS , uma peça criada antes de Paris (Gaveau, 1916) na Califórnia, em São Francisco, em 1915, para a Exposição Panamá-Pacífico. Piano e violino parecem se misturar em um fluxo improvisado, com grande naturalidade.
Como apoteose onde impera o espírito caprichoso da Variação Imperial, Bruno Monteiro escolhe como derradeira oferta o Capricho segundo o Estudo em Forma de Valsa opus 52 do belga Eugène Ysaÿe (188 – 1931), originalmente para violino e orquestra. A versão para violino e piano de Saint-Saëns permanece fiel ao extremo virtuosismo de Eugène Ysaÿe, o maior virtuoso do violino, modelo absoluto (depois de Paganini), e que legou o legado recebido de Vieuxtemps a Kreisler, Szigeti, Enescu… Bruno Monteiro expressa todo o seu romantismo selvagem, a lira vertiginosa e incandescente num tocar cúmplice com o piano… tão equilibrista e embriagado quanto o violino.”