Elmano Sancho de novo em cena no TEC

A Noite dos Assassinos, de José Triana e encenação de Carlos Avilez, está em palco no Teatro Experimental de Cascais até 25 de abril.

Comemorando o 50º aniversário do 25 de Abril, o TEC inicia o ano e um ciclo de textos proibidos pela Censura, com A NOITE DOS ASSASSINOS, de José Triana, texto revolucionário que o TEC produziu em 1973, com encenação de Jorge Listopad e que não chegou a ir a cena, por proibição da Censura no dia do ensaio geral. Será uma forma de homenagear os intérpretes de então: Maria do Céu Guerra, Manuela de Freitas e Sinde Filipe, bem como o encenador Jorge Listopad, assim como todos os artistas que tiveram de se calar perante a Censura.
Obra importante do dramaturgo cubano José Triana, a história remonta a 1950, em Cuba, antes da Revolução de 1959, quando três irmãos, Cuca, Beba e Lalo, se encontram no sotão da sua casa para encenar o assassinato de seus próprios pais. À primeira leitura estamos perante uma metáfora dramática do clima vivido naquele país, focada no conflito de gerações entre pais e filhos, especificamente em relação aos valores educacionais daqueles e a revolta destes, traçando o retrato de uma complexa relação entre irmãos. Para o TEC esta metáfora liga-se de forma mais profunda a contextos mais universais e atuais, onde num mundo instável e caótico, três irmãos lutam pela sua sobrevivência fechados num espaço, através de jogos de representação: improvisação, ensaio, ou uma representação do que já foi realizado? Neste violento jogo meta teatral de faz-de-conta, mortal e simbólico, não há amor entre os pais e filhos, revivem-se os acontecimentos num espelho interminável e nada é o que parece.
A equipa nuclear do TEC estará à frente da criação deste espetáculo, com toda a experiência e conhecimento mútuos, e convidou três atores com grande reconhecimento público: Elmano Sancho (numa continuidade de colaboração com o TEC), Teresa Coutinho (pela primeira vez no TEC) e Lia Carvalho (saída da Escola Profissional de Teatro de Cascais há vários anos, e que se estreará em Cascais neste espetáculo).

até 25 de abril
Qua. a Sáb. 21h00 | Dom. 16h00
com sessões a 27 MAR., 24 e 25 ABR. 21h00
5 e 12 ABR. não se efetuam sessões
Teatro Municipal Mirita Casimiro
Bilheteira e demais informações aqui


Partilhar
Default image
Elmano Sancho
lobosolitario.elmanosancho@gmail.com
Articles: 12