Constança Couto nasceu em Madrid em 1974.

Iniciou os seus estudos de dança na Academia de Dança Contemporânea (Setúbal) com os professores Maria Bessa e António Rodrigues. Em 1996 frequentou o curso de verão da Martha Graham School (Nova York).

É, desde 1996, professora de Técnica de Dança Contemporânea, Repertório Contemporâneo e assistente de Oficina Coreográfica na Escola de Dança do Conservatório Nacional.

Em 2002 licenciou-se pela Escola Superior de Dança.

Em 2003 ministrou a disciplina de técnica de dança contemporânea no curso para professores da Escola de Dança do Orfeão de Leiria.

Em 2003 e 2014 foi professora convidada no Cursos de Dança organizado pela “Cursos Dança Associação” – Dança Contemporânea (Lisboa).

Entre 2004 e 2007 participou nas peças “Antídoto”, “Sopro” e “A arte da fuga”, de Rui Lopes Graça.

Em Junho de 2006 participou como intérprete na peça “Orquéstica”, de Tânia Carvalho, no âmbito do Festival Alkantara (Culturgest).

Em Dezembro de 2006 participou como intérprete na peça “A improbabilidade da certeza”, de Marlene Freitas (Black Box – CCB).

Entre 2008 e 2017 foi Adjunta da Direção da Escola de Dança do Conservatório Nacional (Lisboa).

Desde Abril de 2011 participou como intérprete na peça “Icosahedron” de Tânia Carvalho com apresentações na Culturgest (Lisboa), Festival Rencontres Choreographiques Internacionales de Seine-Saint Denis (Paris), Plataforma.PT (Montemor-o-Novo), Festival, Tanz im August (Berlim), Tanzquartier (Viena) e Festival Mercat des Flors (Barcelona).

Em 2011 foi júri da Semana Internacional de Bailado do Porto.

Em 2012 frequentou o curso de gestão e produção do Forum Dança.

Em 2013 foi júri na Prova de Aptidão Profissional (PAP) do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Engº Luiz Peter Clode.

Em 2014, 2015 e 2016 foi júri no Concurso de Dança “Areadanza Livorno” (Itália).

Em março de 2014 lecionou no Ciclo de Masterclasses do “Estúdio B” (Maia).

Em outubro de 2014 foi intérprete da peça coreográfica “Matriz Arcaica da Sublimação de um Corpo”, de Pedro Ramos.

Entre 2015 e 2016 foi intérprete da peça coreográfica “Terra Chã”, de Nélia Pinheiro.

Em 2017 foi intérprete da peça coreográfica “Raízes”, de Nélia Pinheiro.

Em julho de 2017 foi membro do júri de Mestrado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Durante o seu percurso académico e profissional destaca o trabalho com António Rodrigues, Mark Haim, Margarida Bettencourt, Gagik Ismailian, Carlos Caldas, George Garcia, Ana Lázaro, Diane Gray, Amélia Bentes, Rui Lopes Graça, Marlene Freitas, Tânia Carvalho, Pedro Ramos e Nélia Pinheiro.

fonte: http://www.cursosdanca.pt/

Partilhar
Default image
Constança Couto
acouto@esd.ipl.pt
Articles: 2