Alice Goretti de Pina

Alice Goretti de Pina é santomense, oitava e última filha de Alice e de Protásio. Nasceu em 1976 na ilha do Príncipe, um paraíso natural que é Reserva da Biosfera pela UNESCO. Apaixonada pela Moda e pelo universo dos Livros desde que tem consciência de si, passou parte considerável da sua infância e adolescência numa intimidade crescente com o desenho e com a costura, mas igualmente entre a Sala de Leitura Marcelo da Veiga e o Centro Cultural Português na cidade de Santo António- Príncipe, onde estudou até ao 9º ano (nível máximo de ensino na ilha naquela altura).  Em São Tomé concluiu o liceu. Com experiência de trabalho no Príncipe e em São Tomé na Educação e na Saúde e com os primeiros desfiles de Moda realizados, a primeira novela escrita e com a qual chegou a final do Prémio PALOP do Livro em 1998, anos depois, em 2000, conseguiu finalmente vir para Portugal para prosseguir os estudos. Reside desde então em Lisboa onde se formou nas áreas jurídica e de marketing para a indústria do vestuário, e adquiriu a nacionalidade portuguesa. Registou a sua marca de vestuário e acessórios Goretti Pina Fashion em 2008. Trabalhou nos Serviços Públicos como mediadora intercultural nas áreas da Saúde, Educação e Intervenção Comunitária até 2013.

Após algumas participações em Antologias, precedidas por dois poemas na revista Babilónia de Línguas Cultura e Traduções da ULHT, publicou Viagem, o seu primeiro livro em 2012. Ganhou o concurso Criar Lusofonia promovidos pelo CNC e pela DGLAB de Portugal, em 2010 e em 2014, que considera dos mais importantes apoios no seu percurso na escrita.

Publicou também:
No dia de São Lourenço/O encanto do Auto de Floripes, romance, em 2013
No colo das asas/À beira do tempo, poesia, em 2014
A respiração dos dias, poesia, em 2015
As gargalhadas de mestre Juju, poesia, em 2019
Florir ao Sol das Palavras, poesia infanto-juvenil, em 2021.

Alice Goretti de Pina tem profunda gratidão à sua família e a todos (pessoas singulares e organismos públicos e privados) que de forma directa ou indirecta, aberta ou secreta, têm contribuído ao longo desses anos de perseverança, de trabalho e de paixão pela cultura, pela arte, pela literatura e pelo outro (no qual procura sempre se encontrar) para que a construção do caminho que vai fazendo seja mais frutuoso.

É presidente representante de São Tomé e Príncipe no Grupo Unión Hispanomundial de Escritores desde Março de 2021.

Partilhar
Default image
Alice Goretti de Pina
goretti.pina@gmail.com
Articles: 5