Abdulai Sila nasceu em Catió, sul da Guiné-Bissau. Gestor de empresas e engenheiro electrotécnico de formação, atualmente combina o trabalho de editor, escritor e consultor no domínio das TIC com o de apoio a organizações sem fins lucrativos (associações juvenis, associações de pessoas portadoras de deficiência). Investigador Sénior Associado (Senior Visiting Fellow, 2005) da University of Maryland (EUA), é também desde 2011 Embaixador Regional (Regional Botschafter) da Technische Universitaet Dresden (Alemanha).
Para além de outras funções honoríficas a nível cultural, académico e desportivo, foi Presidente da Associação de Escritores da Guiné-Bissau (2013 – 2017) e do Centro PEN da Guiné-Bissau (2018 – ), instituições de que é co-fundador. Foi igualmente actor convidado no filme “A Batalha de Tabató” do realizador João Viana.
Após começar a sua carreira literária como romancista, a sua obra transitou para outros géneros, tendo publicado romances e peças de teatro em países como a França, Brasil, Itália, Reino Unido e Alemanha. É igualmente autor de artigos científicos nos domínios da energia,
transferência de tecnologia e informática, publicados no país e no estrangeiro.
Na qualidade de membro fundador e gestor da primeira editora privada da Guiné-Bissau (kusimon.com) tem dado um contributo singular na divulgação da literatura guineense e promoção de novos talentos.
Oriundo de uma família onde nem todos tiveram a oportunidade de frequentar a escola, engajou-se desde muito novo em actividades de alfabetização. Foi membro fundador da primeira Brigada de Alfabetização criada no país logo após a independência e, aos 18 anos, foi
nomeado membro do Conselho Nacional de Alfabetização, órgão que integrava o Prof. Paulo Freire.
O seu envolvimento na promoção da literatura e da literacia quer como autor, editor ou simples ativista tem merecido um reconhecimento crescente, tanto dentro como fora do país. Em 2013 foi condecorado pelo Estado francês, que o nomeou “Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres”.