Gláucia Nogueira, jornalista e antropóloga brasileira e cabo-verdiana, trabalha sobre temas ligados à cultura cabo-verdiana desde o início da década de 1990.
Ao longo de cerca de 20 anos, reuniu dados sobre compositores, intérpretes, grupos, produtores, etc. As suas biografias e discografias constam de Cabo Verde & a Música. Dicionário de Personagens, que publicou em 2016. Publicou também: O Tempo de B.Léza. Documentos e Memórias (2005), Notícias que Fazem a História. A música de Cabo Verde pela Imprensa ao longo do Século XX (2007), e Batuku de Cabo Verde. Percurso Histórico-Musical (2015). Em 2021, lança o projeto Cabo Verde & a Música – Museu Virtual, trabalhando de forma independente.
Gláucia Nogueira é mestre em Património e Desenvolvimento pela Universidade de Cabo Verde (com dissertação sobre o tema do batuku, uma das expressões musicais de Cabo Verde) e doutora em Patrimónios de Influência Portuguesa pela Universidade de Coimbra (com tese sobre as músicas de origem europeia do século XIX em Cabo Verde).