TERRA DE INVERNO
22 de Novembro, 16h
Convento dos Capuchos, Almada
reserva de bilhetes através do email: capuchos@cm-almada.pt
Terra de Inverno é um recital semi-encenado, no qual Philippe Marques (pianista) e Teresa Projecto (mezzo-soprano) ensaiam e desconstroem dois ciclos sobre a viagem: a canónica Die Winterreise, de Franz Schubert, e as Viagens na Minha Terra, de Fernando Lopes-Graça.
Atravessam este repertório em palco, questionando-o: Que peso tem a língua em que se cantam estes textos? O que dizem estas peças, ainda, sobre os viajantes do nosso tempo? Como viajamos dentro dos nossos territórios? E nos territórios que nunca visitámos? Como viajamos dentro de nós? E dentro dos outros? Através da vida? Através das vidas daqueles que nos rodeiam? Como acolhemos os viajantes com quem nos cruzamos?
Uma voz fala em alemão sobre uma das peças mais canónicas da germanicidade. Outra voz fala-nos em árabe sobre o gesto de verter uma dessas peças para essa língua. Mãos repetem gestos — ao piano, na terra, no ar, sob o sol, mãos transformam o realejo numa caixa sruti, mãos escrevem, mãos recolhem.
Através destes diálogos estilísticos, temporais, geográficos e linguísticos, ensaiamos gestos que tentam questionar ou mesmo fracturar estas peças, procurando para elas novas dramaturgias possíveis.
Criação e interpretação: Philippe Marques e Teresa Projecto
Vídeo: Teresa Projecto
Apoio à dramaturgia: Ricardo da Rocha
Assistência ao vídeo: Francisco Projecto
Traduções: Nadeem Al-Aloosi, João Barrento
Apoio técnico: Luís Salgueiro
Apoios: MPMP – Património Musical Vivo, Teatro A Malvada
Agradecimentos: Isa Antunes, Nadeem Al-Aloosi, Philipp Henkel, Rachel Walker
