Philippe Marques

Philippe Marques nasceu em 1991 na cidade de Lausanne. Iniciou os seus estudos musicais em 2001 no Conservatório Regional Silva Marques, onde estudou com a professora Catherine C. Paiva. Em 2006 foi admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e completou o Curso de Piano com 20 valores, na classe do professor Hélder Entrudo.

Desde então, tem vindo a actuar regularmente em vários locais do país, dos quais se destacam: Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Cascais, Teatro Nacional de São Carlos, Teatro S. Luiz, Cinema S. Jorge, entre outros.

Participa regularmente em recitais transmitidos pela RTP/Antena 2 e, como solista, apresentou o Concerto para piano n.º 1 de F. Liszt, o Concerto para piano n.º 2 de J. Domingos Bomtempo e a Rhapsody in Blue de G. Gershwin. Já se apresentou em Portugal, França, Estados Unidos da América e Brasil, onde participou numa digressão apoiada pela Direcção Geral das Artes / Governo de Portugal e organizada pelo MPMP, passando por alguns dos principais palcos de cinco cidades – dos quais se destaca o Centro Cultural de São Paulo – unicamente com música de compositores portugueses. No âmbito da mesma digressão, gravou para três rádios brasileiras e para a TV Brasil.

Ao longo do seu percurso participou também em masterclasses sob orientação de conceituados professores, entre eles: Luiz de Moura Castro, Sequeira Costa, Artur Pizarro e Dmitri Alexeev. Já colaborou com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e é membro do Ensemble MPMP. Já estreou obras de vários compositores portugueses e estrangeiros, de entre os quais se destacam Edward Luiz Ayres d’Abreu, Nuno da Rocha, Luís Salgueiro, Daniel Moreira, Hugo Ribeiro e Ana Seara. Colabora regularmente com instituições como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras.

Finalizou em 2014, com a máxima classificação, o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do professor Miguel Henriques. Lecciona na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional Metropolitana.

A sua discografia inclui a gravação da integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo, num total de quatro CDs, um CD com obras de câmara de Ruy Coelho e um CD com música para bailado de Stravinsky, Ravel, Ruy Coelho e Lopes-Graça, em duo com o pianista Duarte Pereira Martins.

Partilhar
Default image
Philippe Marques
phppmarques@gmail.com
Articles: 4