Fernanda Hamann de Oliveira

Nascida no Rio de Janeiro, Fernanda Hamann trabalha como psicanalista, escritora, professora e investigadora de arte e literatura.

Licenciada em Jornalismo e Psicologia, fez Mestrado e Doutoramento em Teoria Psicanalítica, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Pós-Doutoramento em Teoria Literária e Literatura Comparada, na Universidade de São Paulo. Publicou o romance Cativos (7Letras, 2015), a autoficção Coisas bizarras que você só descobre quando está grávida (Rocco, 2015), as biografias Teomila: guerreira da bola de fogo (Oito e Meio, 2018) e Renata: liberdade para recomeçar (Oito e Meio, 2018), os livros-reportagens Cultura orgânica (Ediouro, 2011) e Engenhara invisível (Ediouro, 2009), além de mais de dez livros escritos por encomenda de editoras e empresas, como ghostwriter.

Conquistou diversos prêmios literários, como o edital de minicontos Arte como Respiro (Itaú Cultural, 2020), o Concurso de Poesia Augusto dos Anjos (Academia Leopoldinense de Letras e Artes, 2015) e o Prêmio Literário Alceu Amoroso Lima (Academia Brasileira de Letras, 2001). Organizou e participou como autora da antologia Coronárias: mulheres escrevem a pandemia (Patuá, 2022), que reúne contos de 16 escritoras de destaque no cenário literário brasileiro atual.

Desde 2019, é professora da Pós-Graduação On-line em Escrita Criativa do NESPE – Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais. E no momento, termina a preparação do livro Nelson Rodrigues e a psicanálise: o paradoxo do sujeito na vida como ela é (7Letras, 2022), sobre o escritor brasileiro que tem sido seu objeto de investigação acadêmica há dez anos.

Partilhar
Default image
Fernanda Hamann de Oliveira
fehamann@hotmail.com
Articles: 1