Bruno Monteiro

Um dos músicos clássicos Portugueses mais destacados da actualidade, Bruno Monteiro é descrito pela Opus Klassiek como sendo “um violinista de topo” e pela Musical Opinion como um “artista admirável”.
Lidera há mais de 25 anos uma intensa actividade concertística em recital, como solista com orquestra e em música de câmara. Actuou já nas mais importantes salas de concerto e festivais de música em Portugal. No estrangeiro, são de destacar apresentações em Espanha, França, Itália, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Áustria, Roménia, Bulgária, Ucrânia, Israel, Dinamarca, Filipinas, Malásia, Coreia do Sul e Estados Unidos. Em muitos destes países, tocou em salas de primeiro plano como o Palácio Cibeles e a Casa de America de Madrid, a Musikverein de Viena, o Centro Cultural de Bucareste, o Bulgaria Hall e o Grande Auditório Pancho Vladigerov em Sofia, a Filarmonia de Kiev, o Felicja Blumenthal International Music Festival em Telavive, o Kennedy Center e a Embassy Series de Washington D.C e o Carnegie Hall de Nova Iorque, entre muitas outras. No domínio do recital, apresenta-se há mais de 20 anos com João Paulo Santos. Solou com numerosas orquestras como por exemplo a English Chamber Orchestra, Orquestra Sinfónica de Palma de Maiorca, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Norte e a Orquestra Filarmonia das Beiras.
A discografia de Bruno Monteiro inclui mais de uma dúzia de álbuns, elogiados e galardoados pela imprensa mundial especializada, a destacar: integral da obra para Violino e Piano e Violino Solo de Fernando Lopes-Graça para a Naxos, CD este que atingiu o top de vendas em Portugal e foi seleccionado para a lista dos Critics Choice – Novembro de 2014 – da editora, a integral da obra para Violino e Piano de Karol Szymanowski para a Brilliant Classics (Escolha do Editor e um dos Top 10 CD´s a nível mundial na Revista Ritmo de Madrid e CD da Semana (Março de 2018) na Revista Forbes), a integral da obra para Violino e Piano de Erwin Schulhoff, também para a Brilliant Classics (Escolha do Editor e um dos Top 10 CD´s a nível mundial na Revista Ritmo e álbum eleito na Classical Candor (EUA) para a lista das Gravações Favoritas 2016) e ainda para a mesma chancela, o CD Guillaume Lekeu – Music for Violin, Cello and Piano, que foi transmitido pela Radio France/France Musique em Paris.
Recentemente, a Etcetera Records produziu e editou 3 novos discos de Bruno Monteiro: o primeiro com a Música para Violino e Piano de Igor Stravinsky, o segundo dedicado às Sonatas para Violino de Luis de Freitas Branco, Maurice Ravel e Heitor Villa-Lobos (Escolha do Editor na Luister Magazine (Holanda) e álbum eleito na Classical Candor para a lista das Gravações Favoritas 2022) e um outro intitulado Ernest Chausson/Eugène Ysaÿe – Music for Violin, Cello and Piano (CD destacado na Radio France/France Musique em Outubro de 2022 e premiado com Le Clic – distinção máxima – na Classique News em Paris).
É o primeiro violinista português a gravar em CD muitas destas obras.
Bruno Monteiro estreou-se publicamente em recital aos 13 anos de idade no Teatro S. Luís e no Teatro Rivoli e aos 14 como solista com orquestra no Teatro Nacional de São Carlos. Descrito então por Gerardo Ribeiro como “o mais merecedor jovem violinista”, cursou posteriormente com a sua recomendação a Manhattan School of Music de Nova Iorque como bolseiro da Fundação Gulbenkian e do Centro Nacional de Cultura e aperfeiçoou-se em seguida em Chicago com o célebre violinista Israelita Shmuel Ashkenasi com bolsas do Ministério da Cultura e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Partilhar
Default image
Bruno Monteiro
info@bruno-monteiro.com
Articles: 7