Teresa Prima apresenta peça “Pequenos Mundos”

Nos dias 10 e 11 de dezembro, pelas 10h30, será apresentada na sala estúdio do Teatro Campo Alegre a peça “Pequenos Mundos“, integrada no Foco Famílias do Rivoli Teatro Municipal do Porto, para o público dos 0 aos 36 meses. Criada por Teresa Prima, em colaboração com o Joclécio Azevedo em 2011, foi uma peça que nasceu do ato de brincar, explorando a relação com objetos simples e que evoca diferentes mundos sensoriais.

Nesta nova versão, Teresa Prima e o Joclécio Azevedo, convidam Isabel Costa e Leo Calvino para a interpretar (a fotografia é da versão original). Em janeiro de 2023 irá integrar a programação da Circular Associação Cultural, com apresentações para escolas e famílias, em Vila do Conde, acompanhada por uma oficina para pais e bebés (18-36 meses) facilitada por Teresa Prima.

Esta peça funciona como um pequeno jogo, um livro aberto onde dois intérpretes habitam mundos sensoriais. Em cena, desenham um mecanismo de fabricação de imaginários e de estímulos à perceção e ao conhecimento. Os objetos funcionam como extensões do corpo, criando diversas figuras e imagens em transformação contínua. Nestes pequenos mundos, é possível explorar conceitos simples como aparecer e desaparecer, reconhecer partes do corpo, estar próximo ou distante, a leveza e o peso, a mobilidade e a imobilidade.
– Joclécio Azevedo & Teresa Prima

Joclécio Azevedo, Brasil, 1969. Vive no Porto desde 1990. A sua prática artística desenvolve-se em torno da coreografia, curadoria, performance e pedagogia, à procura de diferentes princípios de colaboração. O seu trabalho tenta articular os diferentes papéis que a escrita pode assumir na prática artística, seja como gesto performativo, como modo de apropriação da realidade, como matéria visual ou instrumento de ativação e de registo da performance. Foi diretor artístico do Núcleo de Experimentação Coreográfica entre 2006 e 2011. É membro da direção plenária da GDA (Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas), desde 2008 e do Conselho de Curadores da Fundação GDA desde 2010. Artista residente da Circular Associação Cultural a partir de 2012 e coordenador do programa educativo da associação a partir de 2018. Atualmente frequenta o doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes (Universidade de Coimbra).

Teresa Prima, Porto, 1975. Estudou no Balleteatro, no Fórum Dança, no Attakalari Center for Performing Arts, na Meera Dance Academy e no Tamalpa Institute, com Bolsa de Estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Fundação GDA. Frequenta o Instituto Living Somatics na vertente de Clínica e Educação Somática. Enquanto coreógrafa desenvolveu projetos a solo e em parceria no contexto nacional e internacional. Trabalhou enquanto intérprete com os coreógrafos Madalena Vitorino, Filipa Francisco, Vera Mantero, Joclécio Azevedo, Aldara Bizarro e Isabelle Schad e com os encenadores Jean Jourdheuille, João Garcia Miguel, Mónica Calle e Gary Stevens. É educadora através da dança há mais de 25 anos, especializou-se em Dança Criativa aliando-a com metodologias das Artes Expressivas. É facilitadora de movimento somático. Dinamizou várias edições da Dança Planetária de Anna Halprin em Portugal.

CAMPO ALEGRE Sala-Estúdio
10 e 11 de dezembro (sáb e dom) às 10h30

jogo ⁄ contraste ⁄ surpresa
Preço 2.50€ (crianças, grupos escolares) / 7€ (adultos)
Duração 30min
Classificação etária: para bebés dos 3 aos 36 meses
Bilhetes disponíveis exclusivamente nas bilheteiras físicas (Rivoli e Campo Alegre)

Conceção e espaço cénico: Joclécio Azevedo & Teresa Prima
Interpretação: Isabel Costa, Leonardo Calvino
Desenho de luz: Igor Pittella
Adaptação de desenho de luz, montagem e operação de luz e som: Miguel Carneiro
Difusão: Circular Associação Cultural

Encomenda da Câmara Municipal do Porto através da Fundação Ciência e Desenvolvimento (Serviço Educativo), 2011

Partilhar
Default image
Teresa Prima
teresaprima.mail@gmail.com
Articles: 2