Sérgio Azevedo participa no Festival de Piano 2023

17 de março, 21h, Lisboa Incomum
Sérgio Azevedo | Sérgio Azevedo Toca Sérgio Azevedo

Sinopse:
Pela primeira vez na sua já longa carreira, Sérgio Azevedo – cuja formação inicial incluiu o piano – convida-nos a conhecer, pelas suas próprias mãos, dois importantes ciclos pianísticos que escreveu durante a pandemia: o Álbum de Leoš Janáček e Nocturny i Mazurki. Ambos lidam com a memória, a vida e a morte, e ambos remetem para o universo íntimo do compositor.
Tudo converge para um foco de som e um foco de luz: um ser humano e o seu piano, através do qual as suas vivências, afetos e memórias são reveladas, pelo filtro da música, aos ouvintes.

Programa:

Album for Leoš Janáček (2021-22)
I. Nocturno
II. Os irmãos Čapek
III. Elegia para M.K. e K.
IV. Morte
V. …nos Bosques de Hukvaldy
VI. Em memória de Josef Sudek
VII. Kamila Stösslová (Pisék)
VIII. Idílio
IX. Leoš
X. Fanfarras longínquas (para Max Brod)
XI. A insustentável leveza… (Tomás)
XII. Perda indescritível
XIII. Para Jaroslav Hašek
XIV. Nas brumas
XV. Peso insustentável (Teresa)
XVI. Adeus!
XVII. A Pequena Coruja
XVIII. Alguém fala…
XIX. Sinto a tua falta!
XX. No rasto da Raposa
XXI. Vida

Nokturny i Mazurki (2022)
excertos
I.
III.
IV. A Frederic Chopin
VII. A Wojciech Kilar
XI.
XII. A Henryk Mikolaj Gorecki
XVI. A Pawel Szymanski
XVII.
XIX.
XX. A Karol Szymanowski

Biografia

Sérgio Azevedo nasceu em Coimbra, Portugal, em 1968. Estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com Christopher Bochmann e Constança Capdeville, onde concluiu o Curso Superior de Composição com nota máxima. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o “United Nations Prize” e o “Prémio Autores” (SPA) de 2010, e as suas obras são regularmente encomendadas e tocadas por prestigiosos intérpretes e orquestras, estando presentes em mais de 50 CD’s.

Publicou três livros, “A Invenção dos Sons”, “Olga Prats – Um Piano Singular”, e o “Guia dos Jovens para a Composição Musical”, escreve para “The New Grove Dictionary of Music and Musicians” e desde 1993 tem criado centenas de programas para a RTP – Antena 2, estando neste momento (2023) no ar “Ao Sabor da Corrente”. Sérgio Azevedo é Doutorado pela Universidade do Minho e, desde 1993, professor de Composição e Orquestração na ESML.

A sua música é publicada pela AVA – Musical Editions (www.editions-ava.com).

Partilhar
Default image
Sérgio Azevedo
sergio.aze@sapo.pt
Articles: 10