Rafael Alvarez dança na Casa das Artes


No intervalo de uma onda” (solo) e “Na onda da distância” (dueto) são dois espectáculos da autoria de Rafael Alvarez, apresentados no dia 29 de abril – Dia Mundial da Dança – na Casa das Artes de Famalicão.

Uma imagem iniciática motiva a criação destes dois espetáculos, permanecendo invisível, mas presente ao longo das duas criações – “A Grande Onda de Kanagawa”, obra icónica do pintor japonês Hokusai criada em 1830 e reproduzida a partir de meados de 1870 através de uma série de litografias partindo da técnica tradicional de estampa japonesa, conhecida por Ukiyo (literalmente, “mundo flutuante”).
Neste mundo flutuante nada é demasiado pequeno ou insignificante para deter a nossa atenção. As duas peças convidam o público, a mergulhar numa viagem ao Japão para descobrir, através de um diálogo silencioso, a simplicidade e a potência dos principais materiais presentes ao longo das criações – Luz e Sombra, Corpo e Papel. Este convite duplo à viagem e à quietude, guiado pela Onda de Hokusai, flutua a Oriente e a Ocidente, numa coexistência de leituras e imagens, onde menos é mais.

“No Intervalo de uma onda”
Direção artística, coreografia, interpretação, cenografia, vídeo e figurino: Rafael Alvarez
“Na Onda da Distância”

Direção artística, coreografia, instalação cenográfica e figurinos: Rafael Alvarez
Interpretação: Rafael Alvarez e Noeli Kikuchi (originalmente interpretado por Yuta Ishikawa)

Mais informações aqui

Partilhar
Default image
Rafael Alvarez
bodybuilders.rafaelalvarez@gmail.com
Articles: 7