Novo Livro de Germano Almeida

“Infortúnios de um Governador nos Trópicos” é o novo romance de Germano Almeida, apresentado no Centro Cultural de Cabo Verde no dia 31 de outubro, pelo Historiador Daniel Pereira.

Esta obra contou com o apoio do Programa Bolsas Criar Lusofonia do Centro Nacional de Cultura e Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

SINOPSE

Na segunda década do século XIX o coronel João da Mata Chapuzet, que se tinha distinguido como valente militar sobretudo na guerra contra os invasores franceses (na realidade ele foi um dos acompanhantes da família real na fuga para o Brasil, mas não fugiu, antes regressou de imediato para participar na guerra), foi nomeado governador militar da colónia sempre meio abandonada de Cabo Verde.
A sua missão principal era a de amarrar bem amarrada a colónia à metrópole, metendo na ordem uns quantos estouvados que pretendiam integrar as ilhas num grande Brasil que procurava já a independência. E depois de organizar em Lisboa o seu numeroso séquito lá partiu, tendo chegado sem percalços de maior à nova capital das ilhas, recém-instalada na Vila da Praia. Aqui João da Mata revelou-se tão hábil e tão eficaz na política como tinha sido na guerra. Mas esqueceu-se de que a boa ordem das coisas começa por nós, pela nossa própria casa. E neste particular tudo lhe correu mal.
Germano Almeida conta-nos o que se passou neste seu novo romance, editado pela Caminho/LeYa

saiba mais em e-cultura.pt

Partilhar
Default image
Germano Almeida
Articles: 2