Bruno Magina apresenta o seu novo livro

Por ocasião do 10º aniversário do Prémio de Reconhecimento Social à Educação, recebido em novembro de 2012, Bruno Magina apresenta o seu quinto livro – “A Equipa Espacial” – com ilustrações de Carolina Figueira.

16 de dezembro * 18h00 * Centro LGBTI
Rua dos Fanqueiros, nº 40, Lisboa

Sinopse

A Equipa Espacial é a estória de três rapazes que perseguem e ridicularizam três raparigas da sua turma. Apresenta situações, ora verídicas, ora fantasiosas, do dia-a-dia das crianças. A intervenção do professor contribui para a resolução do problema, mas o mérito acaba sendo, quase inteiramente, de uma personagem que surge envolta em grande mistério. No final, todos encontram nos seus colegas qualidades que, outrora, nem imaginavam existir.

«Durante este ano letivo, nada foi como dantes.
O Nuno, o Luís e o João perceberam finalmente que é melhor cultivar a amizade em vez de alimentar brigas sem sentido.
Ninguém sabe muito bem de onde ele veio, mas a verdade é que o Nolsen conseguiu cumprir a sua missão: criar harmonia entre os rapazes e as meninas da turma.»

O bullying é, infelizmente, uma realidade nas nossas escolas. É possível que em (quase) todas as salas de aula do país – e quiçá do mundo – haja um agressor e uma vítima.
Essa consciência serviu de alavanca e inspiração para produzir algo educativo e ao mesmo tempo divertido sobre esta problemática da atualidade.
Espera-se que este livro venha a constituir uma fonte de lazer para as crianças – e uma ferramenta de reflexão para todos os educadores.

Do autor d’A Vila das Cores (indicado no Plano Nacional de Leitura) e criador do Projeto “Tu Desenhas, Eu Escrevo”, o livro é ilustrado por Carolina Figueira e inclui uma versão do texto em espanhol.

Crítica

«Conto bem escrito que dá exemplos de violência psicológica, social e física. Aprecio o desfecho positivo da história e o simbolismo do extraterrestre. Bom trabalho.»
Rosa Saavedra (APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima)

«Uma história bem estruturada. É de louvar o facto de no final realçar-se o valor da amizade e a necessidade de a cultivar. Um belo moral para a história, portanto.»
Márcia Fontinha (Inverte a Cena – Associação Portuguesa de Jovens Contra o Bullying)

«Com linguagem clara e acessível. Prevejo que a obra seja incluída no Plano Nacional de Leitura. Vai ao encontro dos valores e princípios do sistema educativo.»
Rosalina Sousa (Bullying Stop It Now – Movimento Bullying Acaba Aqui)

Partilhar
Default image
Bruno Magina
autormaginabruno@gmail.com
Articles: 6