Fac-símile é o título da mais recente exposição individual de Rita Ferreira (Óbidos, 1991) na galeria 3+1 Arte Contemporânea.
Fac-símile é, sobretudo, uma exposição sobre a construção da pintura. Introduzindo novas técnicas no processo de criação, explora as ideias de adição e subtração, trabalhando com camadas e texturas. A tinta a óleo é aplicada de forma fluída, nunca cedendo ao peso que lhe é muitas vezes associado.
A noção de fac-símile – uma cópia ou reprodução de um documento ou gravura – é deturpada: as obras expostas são originais, e não reproduções. No entanto, partem de referências reais, que são transcritas para a pintura, quase como objectos que se esmagaram contra o papel, imprimindo a sua forma no material. A artista examina ainda a noção de escala, alterando o tamanho das impressões e observando como esta mudança permite leituras diferentes. Os resultados – que não sendo abstractos, também não são necessariamente figurativos – são símbolos cujo significado e formato original podem apenas ser adivinhados.
Inauguração 24.11.23, 18h – 21h
Até 6 de janeiro de 2024
Galeria 3+1 Arte Contemporânea
Largo Hintze Ribeiro 2 E-F | 1250 – 122 Lisboa