Miguel Jalôto apresenta novo CD

7 de Fevereiro [sexta-feira] | às 18.30 | Museu Medeiros e Almeida
Entrada Livre

Concerto com a apresentação dos novos CDs a solo de:

Fernando Miguel Jalôto4º volume da integral das «Flores de Musica pera o instrumento de tecla & harpa» | Obras de Manuel Rodrigues Coelho (ca.1555-1635); editado pela Inventa Records da Resonus Classics (Reino Unido)

«Flores de Música pera o instrumento de tecla & harpa» é a única obra conhecida do compositor português Manuel Rodrigues Coelho.
Impresso em Lisboa em 1620 e com mais de quinhentas páginas, esta é uma das maiores obras musicais impressas no século XVII e é incontornável na história da música de tecla ocidental.
Comemorando o 400º aniversário da sua publicação original, foi preparada pelo musicólogo e organista João Vaz uma nova edição em três volumes, pela editora italiana Ut Orpheus Edizioni.
Essa nova edição motivou esta importante primeira gravação integral da obra, em seis volumes, e por sete músicos diferentes, em instrumentos diversos, como o órgão, o cravo, o clavicórdio e a harpa.
O 4º volume da colecção foi confiado ao cravista Fernando Miguel Jalôto, que gravou sete tentos e uma peça baseada na canção «Susanne un jour» de Orlando di Lasso».

&

Joana Amorim — integral das «Airs et Brunettes les plus convenables à la Flûte Traversière seule, ornez d’Agréments»; Obras de Jacques-Martin Hotteterre (1673-1763), editado na coleção Fineline da Challenge Classics International (Países Baixos)

«Jacques-Martin Hotteterre, músico da corte de Luís XIV, foi um dos primeiros grandes flautistas franceses. Compôs várias obras para o seu instrumento de eleição, a flauta transversal barroca, ou traverso, e escreveu também vários métodos importantes. Das flautas que construiu, uma está hoje preservada no Steiermärkischen Landesmuseum em Graz, na Áustria. Para esta gravação foi utilizada uma cópia deste mesmo instrumento, feita pelo construtor Giardino Tardino. Por volta de 1721, Hotteterre publicou em Paris a coleção intitulada Airs et brunettes. O nome «brunettes» indicava «petites airs tendres», ou canções curtas e singelas, de carácter mais popular e muitas vezes com um ambiente pastoril. No final do livro, encontram-se vinte e uma peças para flauta solo, com ornamentações — «agréments« ou «doubles» — complexas e requintadas, muitas vezes de carácter livre e fluido, quase improvisado. pedagógica ou simplesmente ao deleite pessoal».


Mais informações em: https://www.museumedeirosealmeida.pt/…/concerto-com…/

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Miguel Jalôto
migueljaloto@ludoviceensemble.com
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