Manuel Brásio estreia Suprahuman Vol.1, em Viana do Castelo

No dia 3 de novembro, Manuel Brásio apresentou o seu primeiro espetáculo multimédia original no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Fez-se acompanhar de Jorge Pandeirada na electrónica, Tiago Azevedo no violoncelo e Filipe Fernandes na programação e manipulação de video mapping.

SUPRAHUMAN VOL.1 é um espetáculo profundamente narrativo, um monólogo futurista em linguagem musical de uma velha máquina, em fim de vida, contemplando o Tempo. É um projeto interdisciplinar que une um compositor, instrumentistas e artistas multimédia num espetáculo imersivo que pretende conduzir o público à reflexão sobre a nossa própria situação enquanto seres humanos, num mundo a ser controlado pela Máquina.

SUPRAHUMAN foi construído em torno da evolução da inteligência artificial, da sua aparente inevitabilidade assim como falta de conhecimento e consciência da condição humana nesta revolução tecnológica que acontece todos os dias, a todo o momento. Esta realidade cada vez menos fictícia é misturada com os diversos cenários da ficção científica que nos são apresentados por autores como Isaac Azimov, Ray Bradbury ou Philip K. Dick, na construção de um espetáculo que tem este tema como principal linha narrativa.
Será o Homem capaz de se impor à evolução das suas próprias criações?
Serão as máquinas deuses pacíficos e generosos?
Este espetáculo é um momento de imaginação, de conjectura e reflexão coletiva, sobre o que está para vir muito em breve. Ou então, só um ensaio audiovisual para se assistir sentado, esperando calmamente a chegada da máquina perfeita.

Este trabalho é primeiro espetáculo não-académico do compositor e simultaneamente a primeira grande produção da Interferência – Associação de Intervenção na Prática Artística. Esta associação, fundada em 2016, no Porto, direciona o seu trabalho para o desenvolvimento de projetos de criação de nova música, na estimulação da reflexão e pensamento crítico, de forma a criar um público mais eclético e exigente.

Em 2017, Manuel Brásio recebeu a Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura para o desenvolvimento deste projeto.

Saiba mais em https://www.manuelbrasio.xyz/suprahuman

Partilhar
Default image
Manuel Brásio
manuelmlbrasio@gmail.com
Articles: 5