Exposição “Pacto” de Susana Mendes Silva, em Almada

“Pacto” é uma exposição que decorre de um convite feito a Susana Mendes Silva na sequência da performance “Mariana” que se debruçava sobre a pesquisa que fez no Museu Regional de Beja sobre as “Cartas Portuguesas”.

A problemática da autoria, já que as Cartas nunca foram unanimemente atribuídas a Mariana Alcoforado, surge ainda e sempre como uma questão central que se repete de novo em 1972 com “Novas Cartas Portuguesas” de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa. As autoras escudaram-se, como estratégia de resistência, em nunca revelarem quem tinha escrito que partes do livro.

Em resposta ao convite para uma exposição individual, a artista propôs a necessidade de convocar-se uma constelação de artistas – Carla Filipe, Gisela Casimiro, Leonor Parda, Mané Pacheco, Miguel Bonneville e Rogério Nuno Costa – para em conjunto refletirem a partir destas obras fundamentais sobre os temas fraturantes que ainda hoje estão presentes e aqueles que se projetam no futuro.

Neste primeiro momento do projeto — Laboratório — é apresentada uma programação com um conjunto diverso de vozes numa festa, em leituras, conversas, projeções de filmes e workshops à volta das temáticas das Cartas e das Novas Cartas até ao presente: 1669-1972-2022.

Programa deste fim-de-semana:

21 de maio | Casa da Cerca
22h00 – Festa Feminista e Queer com as DJs Cláudia Duarte + Susana Mendes Silva

22 de maio | Galeria Municipal
16h00 – Leituras das Cartas Portuguesas e das Novas Cartas Portuguesas
17h00 – “50 anos após Novas Cartas Portuguesas”: Tertúlia com o Projeto Educação LGBTI da rede ex aequo
18h30 – Sessão com Mariana Ferreira: “Artistas em Portugal – Feminismo, presença e percursos”

Partilhar
Default image
Susana Mendes Silva
susana.mendes.silva@gmail.com
Articles: 6