No próximo dia 16 de novembro, o m|i|mo – museu da imagem em movimento, em Leiria, recebe a estreia de Green Scream, o mais recente documentário experimental da artista e realizadora Nádia Duvall.
O evento terá início às 16h e contará com a presença da própria realizadora, que apresentará o seu trabalho e participará num debate após a exibição.
Green Scream transporta o espectador para uma fusão de realidade e ficção onde se explora a identidade e o processo artístico. Inspirando-se numa narrativa fictícia sobre uma centopeia que sonhava em transformar-se numa serpente, mas que acaba por se tornar uma mulher com mil rostos, Duvall constrói uma reflexão sobre a fragmentação da identidade e a complexidade do “eu” na criação artística.
Através de uma abordagem singular, a artista assume todos os créditos técnicos e criativos sob múltiplos heterónimos, oferecendo um olhar “vórtice” sobre a sua própria identidade e prática. A câmara, montagem, direção de arte, performance, escrita e realização são assinadas pelos diversos heterónimos de Duvall, tornando o documentário numa experiência profundamente imersiva e pessoal.
Programa
• 16h00 – Apresentação do filme pela realizadora, Nádia Duvall
• 16h20 – Exibição do documentário Green Scream
• 17h05 – À conversa com Nádia Duvall. Moderação – Catarina Carvalho
Green Scream marca a conclusão do projeto de Doutoramento de Duvall em Belas Artes, tendo este sido avaliado com a mais alta distinção.
Este trabalho representa uma síntese da sua investigação e criação artística, explorando o conceito da heteronímia e a relação entre realidade e ficção numa expressão única e profundamente pessoal.