Catarina Real em residência artística em Nova Iorque

Prosseguindo a sua política de apoio ao desenvolvimento artístico e à investigação no domínio das artes, o Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC, em parceria com a RU – Residency Unlimited, Nova Iorque, EUA, proporciona anualmente, a um(a) artista português(a), ou dupla de artistas, uma residência artística com três meses de duração, naquela instituição nova-iorquina.
Catarina Real é a artista vencedora da edição de 2023.

O/a artista, ou dupla de artistas, é proposto e selecionado por um júri independente de reconhecido mérito, este ano composto por Ana Rito, David Revés, Maria do Mar Fazenda e Sara Antónia Matos, diretora do Atelier-Museu Júlio Pomar.

As nomeações apresentadas suscitaram um debate de elevada pertinência entre o júri que, nas propostas e escolha final, teve em conta os perfis e percursos dos artistas e a sua adequação a esta residência.

Na nomeação de Catarina Real, além da consistência do seu trabalho artístico, foi considerado decisivo o momento da sua carreira para beneficiar do programa e das relações em rede providenciadas pela RU, durante a residência que terá lugar entre setembro, outubro e novembro de 2023.

Respondendo à questão Quais as expetativas em relação a esta residência?, Catarina Real cita o texto O encontro é uma ferida, de Fernanda Eugénio e João Fiadeiro, dizendo que irá substituir a sua expectativa pela espera. «E espero cumprir também o resto do enunciado e aproveitar a experiência em Nova Iorque para substituir ‘(…) a certeza pela confiança, a queixa pelo empenho, a acusação pela participação, a rigidez pelo rigor, o escape pela comparência, a competição pela cooperação, a eficiência pela suficiência, o necessário pelo preciso, o condicionamento pela condição, o poder pela força, o abuso pelo uso, a manipulação pelo manuseamento, o descartar pelo reparar’. O que será dizer que sigo com vontade de absorver o que conseguir, estar aberta às realidades que me são distantes e às possibilidades que todos os encontros, todas as feridas, me trarão».

Iniciada em 2015, esta parceria entre o AMJP e a RU já proporcionou residências em Nova Iorque aos artistas e às artistas Luísa Jacinto (Edição 6, 2022), Joana da Conceição (Edição 5, 2019/2020), Von Calhau! (Edição 4, 2018/2019), Catarina de Oliveira (Edição 3, 2017/2018), João Marçal (Edição 2, 2016/2017) e André Cepeda (Edição 1, 2015/2016).

Ru – Residency Unlimited é uma estrutura sediada em Nova Iorque, EUA, que opera no campo das artes e que promove o intercâmbio entre profissionais, nacionais e internacionais, através dos seus programas exclusivos de residências. Indo além do modelo tradicional de Estúdio, a RU forja parcerias estratégicas com instituições colaboradoras para oferecer residências flexíveis e adaptadas às metas e necessidades individuais de cada artista/curador.

Partilhar
Default image
Catarina Real
catarinabreal@gmail.com
Articles: 3