Lisboa, 1981 de ascendência Portugesa e Angolana

Expõe internacionalmente e trabalha sobretudo nos campos híbridos da fotografia, do filme-ensaio, do som e da instalação.

Mestre em Antropologia Visual, FCSH Universidade Nova de Lisboa (2012) e Licenciada em Fine Arts, Central St Martins College of Art & Design (Londres, 2004). Frequentou também o 1º ano da Licenciatura em Arquitectura de Design de Moda, Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (1999), Foundation Studies in Art and Design, Central St Martins College of Art & Design (Londres, 2000), BTEC Professional Diploma in Studio and Location Photography , London College of Communication (Londres, 2004) e Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística em Fotografia (Lisboa, 2005).

Em 2015 Macedo ganhou o primeiro Prémio Sonae Media Art com a instalação vídeo multicanal 1989.

Em 2020 foi artista em Foco no Festival Interseccion – Festival de Arte Contemporânea Audiovisual da Corunha – que dedicou uma retrospectiva à sua obra videográfica e fílmica.
O seu primeiro filme, Seems So Long Ago, Nancy (2012) foi rodado na Tate Britain e Tate Modern, Londres e foi apresentado em Festivais Internacionais de Cinema e Galerias de Arte incluindo o DocLisboa (2012), o Stedelijk Museum Bureau (Amesterdão, 2012), a Tate Britain (Londres 2012 / 13), o MARFICI – Festival Internacional de Cinema Independente de Mar del Plata (Argentina, 2013) e o Transcinema – Festival de Cinema Independente de Lima (Peru, 2013). Esta obra ganhou também o SAW Film Prize pela American Anthropological Association – AAA (Washington-DC, 2014). 

Macedo foi artista em residência na Künstlerhaus Bethanien em Berlim durante o ano de 2016, com a Bolsa João Hogan da Fundação Calouste Gulbenkian. Outras residências artísticas incluem Iwalewahaus (Beyreuth, Alemanha, 2017), Galeria Zé dos Bois (Lisboa, 2013), Sítio das Artes – Fórum Cultural O Estado do Mundo, Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (Lisboa, 2007). Foi também Bolseira da Fundação Oriente em Xangai (2008), do Centro Nacional de Cultura (2009), do Ministério da Cultura – Bolsa Inov-Art (2010) e teve apoio à criação em cinema pela Fundação Calouste Gulbenkian, 2012 e apoio à internacionalização em 2014. Está representada em várias coleções públicas e privadas.

Editou os seguintes livros “Orientalism and Reverse” (Ghost Editions e Kunstraum Botschaft, 2016), “What is Unspoken” (Künstlerhaus Bethanien, 2016) e “Luso-Tropicália”, 2009.

Seleção de exposições individuais recentes:  Afri-Cola, Carlos Carvalho Arte Contemporânea (Lisboa, 2019), Esgotaram-se os Nomes Para as Tempestades #1 e #2, Culturgest (Porto, 2018) e Appleton Square (Lisboa, 2019), Orientalism and Reverse, Carlos Carvalho Arte Contemporânea (Lisboa, 2017), Bela, Künstlerhaus Bethanien, (Berlim, 2016), Orientalism and Reverse, Kunstraum Botschaft, (Berlim, 2016), 1989, MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea – Prémio Sonae Media Art (Lisboa, 2015), Seems So Long Ago, Nan, Bienal de Coimbra Ano Zero (Coimbra, 2015), Foreign Grey, Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde, 2014), Staff Only , MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa, 2013 / 14) e Seems So Long Ago, Nancy na Tegenboschvanvreden Gallery (Amesterdão, 2014) entre outras.

Seleção de exposições colectivas recentes: Natural Beauty, Trienal de Arquitectura de Lisboa (2019), Paris Photo (Grand Palais, Paris2017 e 2019), Ficção e Fabricação: Fotografia de Arquitetura após a Revolução DigitalMAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (Lisboa,2019), Arco Lisboa (2017 e 2019), Photo Basel (Basileia, 2018), Photo London Somerset House (Londres, 2018), Cosmo-Política #3, Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira, 2018/19), Orientalism and Reverse, Jeju Bienial of Contemporary Art, Jeju Museum of Contemporary Art (Coreia do Sul, 2017), XXIII Rohkunstbau (Spreewald, Alemanha, 2017), Exodus Stations #2, Iwalewahaus (Bayreuth, Alemanha,2017), Seems So Long Ago, Nancy (Ano Zero – Bienal de Coimbra 2015), Jaz Aqui na Pequena Praia Extrema, Galeria Zé dos Bois (Lisboa, 2013) e Visões do Desterro (Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Brasil, 2013) entre outras.

Partilhar
Default image
Tatiana Macedo
macedo.tatiana@gmail.com
Articles: 2