Sandra Henriques é natural de Penacova e Licenciada em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra (2010) , com o 4º grau em canto lírico pelo Conservatório de Música de Coimbra (2012). Inicia o seu percurso profissional como professora de expressão dramática e em 2013 é convidada a realizar um workshop sobre o método de Stanislavski no Festival Internacional de Teatro de Inverno de Maputo.
É criadora, atriz, encenadora e produtora teatral e ao longo dos anos tem realizado vários trabalhos artísticos e de defesa do património pela associação Partículas Soltas e pelo projeto pessoal Teatro Molinum.
É, em parceria com o ator, encenador e professor Emanuel Rodrigues (Círculo de Giz) a artista criadora e produtora das ações de ativação/capacitação do projeto piloto “Não Brinques com o Fogo” (2020) promovido pela AGIF (Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais) e Ministério da Cultura e realizadas pela Partículas Soltas – Associação Juvenil.
Em 2016 foi vencedora da Bolsa Jovens Criadores do Centro Nacional de Cultura e Instituto Português do Desporto e Juventude, com o projeto de intervenção “Foz do Dão – A Aldeia Submersa” desenvolvido com a comunidade da ex-aldeia.