Nuno Alexandre Ferreira

Nuno Alexandre Ferreira (Torres Vedras, 1973) estudou Sociologia na Universidade Nova de Lisboa. Desde 2004 que colabora com João Pedro Vale em projetos onde proliferam meios que vão desde a escultura à fotografia, passando pela produção de exposições, performances e filmes.

Em 2009 apresentaram “Hero, Captain And Stranger” (Cine Paraíso, Museu Coleção Berardo e SVA Theater em Nova Iorque). Em 2010, “English As She Is Spoke” (Cine Clube de Ponta Delgada, Cinema Nimas/Festival Temps d’Image e Fundação PLMJ), em 2012 “O Rei dos Gnomos” (Paço dos Duques/Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Galeria Leme – Brasil – e Teatro do Bairro/QueerLisboa) e em 2013 “Werther Effect” (Lisbon and Estoril Film Festival, Carpe Diem).

Em 2014 criam o projecto BREGAS com sede no seu atelier em Xabregas (Lisboa) onde promovem atividades que não se circunscrevem à sua prática individual enquanto artistas. Assinaram os cenários e figurinos do bailado “Quebra Nozes Quebra Nozes” (2014) para a Companhia Nacional de Bailado (Teatro Camões) e assinaram os figurinos de “Teorema” de John Romão (Rivoli, São Luiz Teatro Municipal, CCVF). Para o Teatro Maria Matos, criaram o telão “Trouble In Paradise” para o ciclo Gender Trouble (2015).

Em 2016 criaram a cenografia para o espectáculo “ZULULUZU” do Teatro Praga (Ístanbul Tiyatro Festivali, Istambul, Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, de Santos, Brasil, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa, Rivoli, Porto).

Em 2017 apresentaram “Palhaço Rico Fode Palhaço Pobre”, onde pela primeira vez assinam a criação, encenação e concepção plástica de um espectáculo, uma co-produção da BoCA (Biennial of Contemporary Arts), Teatro Municipal do Porto – Rivoli. Campo Alegre e São Luiz Teatro Municipal.

Em 2018 realizaram as exposições “Double Trouble” na Galeria Presença, Porto, e “A Mão na Coisa, A Coisa na Boca, A Coisa na Boca, A Coisa na Mão” na Galeria Cristina Guerra em Lisboa.

Partilhar
Default image
Nuno Alexandre Ferreira
nunoalexandre@hotmail.com
Articles: 2