Francisco Salgado nasceu em Lisboa, em 1971
Em 2012 obteve o Título de Especialista, em Teatro/encenação, no Instituto Politécnico de Lisboa. Em 2010 fez uma Pós graduação no Doutoramento em Artes Cénicas, da Universidade Autónoma/Institut del Teatre em Barcelona. Em 2000 completou a Licenciatura Bietápica em Actor/Encenador, onde já tinha, em 1994, completado o Bacharelato, curso de Teatro, Formação de Atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 1996 fez, como bolseiro do CNC, o Lee Strasberg Theatre Institute em Nova York.
Desde de 2001 que é Professor adjunto da cadeira de Interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Fez formação com Peter Michael Dietz, João Fiadeiro, Thomas.
É encenador e criador de espetáculos teatrais e performativos, desde 1996, tais como: “A Estufa”, “Blindwalks”, “Fausto”, “A Montra”, “Noites Brancas”, “Cerejal”, “uma noite de verão”, “Fragmentos de um discurso”, “Contos do Ócio” ou “Ricardo III” espetáculos apresentados em teatros como TNDM II, Teatro da Comuna, Tetaro da Trindade, Chapitô e outros.
Em cocriação com Um Coletivo e Cátia Terrinca criou os espetáculos: “Silêncio”; “Olga”, “Masha” e “Irina” e “Tempestade”.
Fundador e membro da associação cultural Procur.arte. Nesta associação, criou os espetáculos como encenador e faz, desde 2015, a direção de gestão dos projetos de fotografia “Flâneur” e “PARALLEL”, ambos, apoiados pela Europa Criativa no âmbito dos Cooperation projects e “Platforms” respectivamente.