Catarina Furtado é apresentadora, atriz, autora e documentarista, tendo recebido em 2005 a Comenda da Ordem de Mérito pelo Presidente da República Jorge Sampaio. Em 2000, foi convidada pelo secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan para ser Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) – missão que assumiu em regime de voluntariado e que tem vindo a ser renovada pelo UNFPA, com base no trabalho desenvolvido, quer em Portugal, quer nos países em desenvolvimento. Tem participado em diversas conferências internacionais da ONU, onde além de partilhar as suas experiências de terreno, apoia e promove as diferentes abordagens às temáticas do UNFPA, incluindo saúde materna, saúde sexual e reprodutiva, planeamento familiar, igualdade de género e Direitos Humanos de meninas, raparigas e mulheres.

É coautora dos documentários “Dar Vida Sem Morrer”, realizados na Guiné-Bissau, e das séries “Príncipes do Nada”, exibidas na RTP em 2006, 2010, 2012, 2017 e 2020 e tem sido o rosto de várias campanhas contra a discriminação.

Fundou a associação Corações com Coroa em 2012 e, enquanto embaixadora do UNFPA, continua a visitar países em desenvolvimento reunindo-se com agentes de decisão técnica e política, organizações da sociedade civil, comunicação social, escolas e populações locais.

Como atriz, participou já em vários filmes, peças de teatro e locuções.

Com regularidade escreve artigos de opinião para a imprensa e é autora de três livros: “Os meus olhos de Afonso” (Oficina do Livro, 2005), “O que vejo e não esqueço” (Esfera dos Livros, 2015) e “Adolescer é Fácil #SóQueNão” (Porto Editora, 2019).

fonte: Associação Corações Com Coroa

Partilhar
Default image
Catarina Furtado
cfurtado.assessoria@gmail.com
Articles: 2