Berta Teixeira vem desenvolvendo a sua atividade de Investigação-Criação entre Portugal, Angola e Brasil.

Concebeu e coordena a CASA COMIGO, um Posto de Investigação-Criação (PIC), sito na Baía de Santo António, Benguela, Angola.

Formada por escolas superiores e institutos internacionais de referência (Lee Strasberg Theatre Institute de Nova Iorque, Paris III, Paris VII Université), bem como por notáveis criadores internacionais (Richard Schechner, Zygmunt Molik, Eugenio Barba, Ferrucio Soleri, Yuri Probnisko, Giorgio Barberio Corsetti, Kristian Lupa, Gennadi Bogdanov, Emma Dante, Phillip Zarrili e Eimuntas Nekrosius).

Trabalhou em Teatro, Cinema, Televisão entre outros projetos de domínio não-artístico: Teatro Nacional D. Maria II; Culturgest; CCB (LX-PT); video-clip do Legendary Tiger Man (Paulo Furtado); «Ossos» (Pedro Costa); Direção artística de «Parede de Segredos» (nomeação Prémio Outros Mercadus arquitetura/design/espaços efémeros, 2006); Direção de “Lendas de «Celéstia» (Programa Cultura U.E. 2007/13); Com a Cia dos Atores RJ-BR: Encenadora-Estagiária (2008) em “Auto-peças”, Assistência de Direção de Talvez e DEVASSA (2009/10); Concebeu e dinamizou (2010/2011) o projeto de intercâmbio Cia dos Atores/ Os Fofos Encenam (RUMOS–Teatro do Itaú Cultural); colaboração em AUTO-PEÇAS 2, Peças de Encaixar; Conceção e Codireção Artística com César Augusto do projeto ‘(des)ocupação’, numa parceria com André Vieira (Treco Produções) e Jonas Klabin, no Teatro Café-Pequeno, no âmbito do Festival Dois Pontos, Rio de Janeiro, Brasil (2013); Conceção e Direção Artística de BALRUM – Momento de Pequenas Variedades com os artistas portugueses JP Simões, Pedro Sena Nunes, António Ferreira, Eurico Lopes, João Moreira e Ricardo Pinto. Teatro Café-Pequeno, no âmbito do Festival Dois Pontos, Rio de Janeiro, Brasil (2013).

Concebeu e coordenou, de 2007 a 2011, o dispositivo de troca m.a.r.e.s. (múltiplos agentes residentes em sustentabilidade) em Benguela-Angola. O investimento nas pessoas, seus saberes e artes, enquanto meio de Ecologia Humana é a proposta principal deste dispositivo de troca com propósitos cognitivos e artísticos.

Criação das BAILEnquanto SESSIONS (2014): sessões transdisciplinares em diferentes suportes (ao vivo, em vídeo, instalação, etc.) sobre diversos temas com objetivos específicos. Trata-se de um produto de comunicação-divulgação e de fruição de Saberes e Artes aplicável a qualquer domínio de atividade, portanto, materializável nos mais variados contextos e espaços. São criadas, também, pelo procedimento das Dramaturgias Interferentes, numa atitude de Investigação-Criação compartilhada. A horizontalidade de enunciados/competências e de interferências dos ‘criadores’ convocados é condição de comparticipação.
Coordenação Artística da Sessão BAILEnquanto – Um Convívio Imprevisto, com Eurico Lopes, Flávia Gusmão, David Santos (NOISERV), João Vaz Silva, Irina Sales Grade; 11 de julho, no âmbito do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul (ALICE- Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e das Festas da Cidade de Coimbra.

Conceção/execução das performances:
– ‘(Inde)Pendências’, Sons da Cidade, Universidade de Coimbra, Alta e Sofia – Património Mundial da UNESCO;
– ‘invernação – substantivo feminino’, no âmbito da programação do evento Teatro Anatómico, Semana Académica e dos 725 anos da Universidade de Coimbra;
– ‘Zinderella’, manifestação ‘Por todas elas’, contra a violência de género e a cultura do estupro, Coimbra, Portugal (2015 /2016).

Participou em Bruno Aleixo PSI e no Filme Pedro e Inês de António Ferreira (2017).

Em 2018 iniciou Tell Me a Story – a work in process no Festival @Gliding Barnacles 2018, Figueira da Foz, Portugal.

Doutorada pela Universidade de Coimbra-Portugal em Sociologia da Cultura, Conhecimento e Comunicação. Apropria-se da sua formação académica e artística em projetos de Justeza, Sabedoria e Emancipação Humana. Procura desenvolver um ‘sentir cognoscente’ pelo Teatro convocando outras Dramaturgias Interferentes.

Bolsas
– Centro Nacional de Cultura (Jovens Criadores 1991/2);
– Fundação Calouste Gulbenkian (Novos Encenadores 2007, entre outros apoios pontuais);
– Programa Erasmus Mundus Europe-Brazil Mobility (2009/2010) com orientação de Silvia Fernandes Telesi da ECA-USP, Brasil;
– Bolsa de Doutoramento pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Partilhar
Default image
Berta Teixeira
bertateixeira@gmail.com
Articles: 2