Vencedor de vários prémios nacionais e internacionais, o pianista Artur Pereira tem sido muito elogiado pelas suas interpretações originais cativantes. O seu estilo pessoal assenta num conhecimento profundo da linguagem do compositor que interpreta e da prática concertística do período.

Artur apresenta-se regularmente como solista e músico de câmara no Reino Unido, Irlanda, Itália, Portugal, Espanha e África do Sul, recebendo convites regulares de várias orquestras para interpretações de concertos de Mozart, Beethoven, Tchaikovsky e Rachmaninoff. Como músico de câmara, Artur aparece com regularidade em ensembles diversos, com grande sucesso.

Os seus álbuns apresentam interpretações historicamente informadas de sonatas para piano de Beethoven bem como música para piano de compositores portugueses e estão integrados num projeto de sete anos para a gravação integral das sonatas para piano de Beethoven e música para piano por compositores portugueses menos divulgados.

Como autor, publica o seu primeiro livro, em língua inglesa, com o título Beethoven’s Dedications: Stories behind the Tributes (Dedicatórias de Beethoven: as Histórias por trás dos Tributos) em janeiro de 2021 através da editora internacional Routledge. Todo o seu trabalho de escrita e investigação atual centra-se na música de Beethoven e início do período romântico, em seguimento do doutoramento que completou na Universidade de Manchester em 2016 sobre as dedicatórias de Beethoven, como bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e sob orientação do reconhecido especialista de Beethoven Professor Doutor Barry Cooper. 

Natural de Lamego, Artur iniciou o estudo da música aos sete anos e deu o seu primeiro recital aos treze. Estudou no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música do Porto com o pianista romeno Constantin Sandu, recebendo múltiplos prémios em concursos de piano. Foi convidado a continuar os estudos na Cidade do Cabo, na África do Sul, com a Professora Doutora Nina Schumann e Benjamin van Eeden, terminando a licenciatura em 2006 com a nota máxima. Durante esse período recebeu o primeiro prémio da competição ATKV Musiq e o conceituado Prémio Betsie Cluver. Em 2008 iniciou o Mestrado em Manchester, Reino Unido, no Royal Northern College of Music, onde estudou com Norma Fischer e foi bolseiro das instituições Stanley Picker Trust, Ann Gerrard Foundation e Centro Nacional de Cultura. Continuou a ser premiado em concursos, recebendo vários prémios, incluindo o primeiro prémio no prestigiado concurso para duetos de piano Silverstone-Blank Piano Duo.

Artur Pereira recebeu formação de grandes mestres, entre eles Helena de Sá e Costa, Vladimir Viardo, Sequeira Costa, Konstantin Scherbakov, Nelson Goerner, Steven Osborne e Leslie Howard. 

Partilhar