Ana Ferraz estudou canto no Conservatório Nacional de Lisboa com Hugo Casaes e Elsa Saque, e na Escola Superior de Música de Lisboa com Helena Pina Manique.

Como bolseira do Centro Nacional de Cultural, British Council e Fundação Oriente, frequentou cursos de aperfeiçoamento vocal em Florença e Barcelona, com Gino Becchi, Magda Olivero, e Paul von Shilavski, para além de um curso de interpretação cénica no Mayer-Lismann Opera Centre, em Londres.

Foi premiada em vários concursos de canto nacionais e ainda no Concurso Internacional Francisco Viñas, em Barcelona, onde ganhou a bolsa de estudo ”Katia Ricciarelli” para estudar em Itália.

Estreou-se no Teatro Nacional de São Carlos em Novembro de 1991, na ópera Amor de Perdição de António Emiliano, igualmente apresentada em Bruxelas, no Théâtre de la Monnaie, no âmbito do festival Europália’ 91. Ainda no Teatro de São Carlos, participou nas óperas “La Spinalba”, “As Damas Trocadas”, “Guilherme Tell”, “Gianni Schicchi” e “Don Giovanni”. Actuou como solista no Salão Nobre do Teatro de São Carlos no âmbito da série ”Recitais Jovens Solistas” e também no concerto de homenagem a António Fragoso. Integrou ainda o elenco da versão portuguesa da ópera de Benjamin Britten “The Little Sweep” (Teatro São Luiz, Lisboa, 1994) e em finais de 1997 o elenco do musical “Sweeney Todd” de Stephen Sondheim, apresentado no Teatro Nacional D. Maria II, sob a direcção de João Paulo Santos. No âmbito do Festival dos 100 Dias, participou na ópera “Don Giovanni” representada no Centro Cultural de Belém. É colaboradora habitual da Ópera de Câmara do Real Teatro de Queluz.

Como concertista colaborou com a Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, orquestra Barroca da Noruega e Orquestra Sinfónica da Lituânia, sob a direcção dos maestros Mark Stevenson, Ki-Sun-Sung, Meir Minsky, Ketil Haugsand, Vladimir Ziva, Manuel Ivo Cruz e Jorge Matta. Tem participado nos principais festivais de música nacionais, como intérprete de lieder, ópera e oratória. Ana Ferraz gravou vários discos para as editoras Polygram, Movieplay e EMI Classics e efectuou diversas gravações para a RTP e para a RDP.

fonte: www.meloteca.com

Partilhar
Default image
Ana Ferraz
anaferraz@gmail.com
Articles: 1