Conceição Nunes, a.k.a, São Nunes, a.k.a. Conce Nunes iniciou os seus estudos em Dança na UFBA (Brasil), onde havia o único “Dept.de Dança” do país, à data, entre 1978-1980. Paralelamente e independentemente pesquisou as Danças dos Orixás e Candomblé, a Capoeira, Técnica Graham e Técnica Alvin Ailey oferecidas em Salvador da Bahia nessa época.
Mudou-se em 1980 para Nova Iorque, onde, com 200 dólares e ilegal, nos primeiros 3 anos, trabalhou e subsidiou os seus gastos todos independentemente ficando depois legalizada e residente e trabalhando lá, até final de 1993.
Obteve inicialmente uma bolsa (3 aulas diárias = 6 horas) de 6 meses na Escola de Alvin Ailey na Broadway (Jan-Junho 1981) e depois cursou 1 ano na Escola de Martha Graham até verão 1982. Paralelamente fez aulas de Aikido, “Límon Technique”, “Contact Improvisation” e começou a investigar “release techniques” e aulas de improvisação e de teatro na Downtown Arts Scene de NYC.
Casou com um americano, obteve residência legal, foi assistindo a centenas de espectáculos de dança e teatro, principalmente na Dowtown Arts Scene, na Brooklyn Academy of Arts (onde viu Pina Bausch e a sua Co em 1981, aonde Pina ainda dançou “Café Muller” em palco) mas também no Lincoln Arts Center e outras “venues” da cidade.
Viu Trisha Brown, Steve Paxton, Chanel Z, Simone Forti, Eiko and Koma, Wooster Group, Richard Schechner, Karen Finley, Performance Group, Steve Reich, Philip Glass, Keith Jarret, a Ópera do Lincoln Center, a Co de Ballet de NYC, Kazuo Ohno, Elaine Summers, Mérian Soto, Patti Bradsahw, Merce Cunningham, Eva Karczag, Dana Reitz, Meredith Monk, com muitos dos quais estudou, e com Kristin Linklater a sua técnica de Voz.
Tirou o Diploma Internacional de Prof da “Técnica Alexander” (3 anos 1989-1992) e é “Master Certified Teacher” (MCKA) pelo “Kinetic Awareness Center” de NYC, grau que lhe foi conferido pela própria fundadora e mestra Elaine Summers. Dançou na “ E. Summers Dance and Film Co. “ entre 1983-1989 período em que tb estudou intensivamente a dita técnica e também ressalta a sua intensiva formação com Eva Karczag, 1ª “bailarina” da Trisha Brown Co., com quem também estudou Improvisação e Composição e Tai Chi Ch’uan entre 1982-1993. Participou em Performances no “Outdoors Lincoln Arts Festival” (1986) e no “Guggenheim Museum” (1984).
Entre 1983 e 1989 dançou para outros grupos companhias independentes e colegas.
Iniciou o seu trabalho com Autora e Directora Artística de peças nas áreas da Dança Pós Moderna, Dança Teatro e Performance, em 1985, com “BAPTISMO”, no Gowanus Arts Exchange em Brooklyn, e continuou a coreografar e apresentar trabalhos seus até 1992 em NYC.
Em 1988, independentemente, apresentou na Soc. Nac. das Belas Artes de Lisboa, um programa produzido por si, com um trabalho seu e com convidadas e dois trabalhos delas, todos na área da Dança Pós Moderna. Isto aconteceu antes da dita “Nova Dança Portuguesa” aparecer através do Acarte em 1989.
Em 1992 e 1994 foi convidada pela Fundação Gulbenkian para leccionar workshops a artistas portugueses/as em Lisboa com colegas seus norte americanos que ela trouxe para Portugal.
Voltou a apresentar um segundo programa na SNBA, Lisboa, em 1994.
Mas, na “volta” a Portugal a partir do final de 1993 dedicou se inicialmente principalmente em dar formação em Improvisação e Composição, Kinetic Awareness Technique e Alexander Technique, através da Malaposta, Fórum-Dança, C.E.M., T.U.P, ESMAE, aulas suas independentes nos estúdios da Costa do Castelo (1993-1997) e a partir de 1996 no Mindelo, Cabo Verde, através da Associação “Vivart”, do Centro Português do Mindelo/Instituto Camões, e também do próprio Festival Mindelact e do Centro Cultural do Mindelo até 2009. Leccionou também por convite na UFBA, no Brasil, onde estudara, em 1999 e 2000.
Foi bolseira do Centro Nacional da Cultura 1997-1998 com a bolsa “Criar Lusofonia”. Foi bolseira do Instituto Camões para o Mindelo, recebeu apoios do MC Portugal na época do Carrilho/Gil Mendo (97/98/99) para solos seus e trabalhos com grupos em que profissionalizou dezenas de artistas portugueses, cabo-verdianos e brasileiros/as. Apresentou no Festival “AfricaCá” na Malaposta em 2000 e no Festival Mindelact em 1998. Apresentou no Teatro Vila Velha Brasil, em 2000, novamente no Centro Cultural do Mindelo em 1999, na Alliance Française em Lisboa, 2006, na Casa dos Dias d’Água e nas “As Meninas Boas vão para o Céu… as más para toda a parte” em 2007.
Foi convidada a apresentar no Centro Cultural do Mindelo em 2006, e em 2012 obteve apoio do Centro Cultural de Macau para um workshop seu, de título “Butoh Ocidental”, apoiado pela fundadora de “K.A.”, Elaine Summers.
Criou em Cabo Verde “Noites de Ler e Cantar” 2008-2009 e em Lisboa “Leituras Avulsas” na “Ler Devagar”/Lx Factory, em 2010-2011.
As suas aulas incidem sobre os princípios das técnicas de corpo: alexander, kinetic awarenes, linklater, taichi ch’uan e chi kung assim como métodos de improvisação e composição que desenvolveu desde 1985.
Nos seus trabalhos de Autora e Directora Artística inspira-se em toda a sua experiência. Eventualmente os textos escritos e a riqueza dos espaços “invadiram” os seus trabalhos que são já há muito um misto de Dança/Teatro/Performance.
Escreve Poesia e Prosa Poética.
Mudou se para Sintra em 2013 e esteve afastada entre 2013 /2017 enquanto teve um refúgio para animais abandonados e em que se dedicou à escrita.
Voltou a leccionar a partir de 2017, e 2018, no C.E.M., em Lisboa, e daí surgiu o seu último trabalho:
“FORTITUDE”, PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR cuja pesquisa iniciou em Nov 2018, tendo estreado – sem quaisquer apoios da DGArtes, à qual tinha concorrido- na Livraria Ler Devagar em Lisboa, em Dez. 2019, seguindo-se espectáculos no Teatro da Luz em Janeiro 2020, e no Brasil, no Teatro Amazonas, em Fevereiro 2020, onde obtiveram enorme sucesso.
Deste “encontro” surgiu interesse no seu trabalho e este próximo projecto:
“A SELVA/DEVORAR” em que trabalhará quase que exclusivamente com artistas locais, dinamizando assim mais as suas respectivas carreiras, principalmente a dos/as bailarinos/as pelo facto que lhes dará formação lá, durante os dois meses anteriores.