Patrícia Bateira é artista multi e inter-disciplinar residente em Berlim. Estuda Cinema e Televisão na Escola de Comunicação, Artes e Design da Universidade de Westminster (Inglaterra), na European Film College (Dinamarca), no Programa de Arte e Criação Artística a cargo da Academia Alemã de Cinema e Televisão de Berlim organizado em Lisboa pela Fundação Gulbenkian, e na Skript Akademie Berlin.
As suas obras abrangem o cinema, a televisão, o vídeo artístico, a fotografia e a instalação sonora tendo desde cedo cultivado e desenvolvido várias linguagens. A combinação dos seus códigos em diversas dimensões do processo criativo é a estratégia que define a originalidade do seu trabalho contextualizando questões urgentes sobre identidade e género como perspetiva de descolonização.
Sob o pseudónimo NATüRlich, dedica-se à composição de música concreta e de improvisação promovendo a escuta de diferentes identidades dentro do “eu” como desconstrução de convenções heteronormativas. A sua música enquadra temporalidade, a relação entre não-binário e corpo coletivo e a necessidade contemporânea de pertenças ‘reais’. NATüRlich fundou o coletivo Give Guitars To People tendo lançado o álbum The Look Of Silence Vol 1 na editora vanguardista ReR Megacorp (Inglaterra) em colaboração com Jochen Arbeit e Vítor Rua consolidando a presença internacional junto de programadores na Alemanha, Bélgica, Itália, Inglaterra e Portugal. Tem igualmente colaborado com vários artistas internacionais em artes visuais, teatro, dança e cinema. O vídeo Kosmos2 que realizou com produção do Maxim Gorki Theater, integrou a exposição “Secrets to Tell” da artista Grada Kilomba no MAAT, em Lisboa, e na The Power Plant, em Toronto. Participou nos filmes premiados internacionalmente dos realizadores Connie Walther, Silvia Firmino, Rui Xavier e Pedro Sena Nunes. Como cine-videasta, criou imagens entre outros, para os palcos da encenadora Yael Ronen, da coreógrafa Modjgan Hashemian e da dramaturga Sivan Ben Yishai.
Bateira dedica o seu tempo livre à escrita tendo recentemente participado no curso literário da Summer School de Südtirol para Escrita Dramática com os autores Maxi Obexer, Bernhart Studlar e Kathrin Röggla.