Nascido em Lisboa em 1974, Diniz estudou dança, interpretação e coreografia na Escola Superior de Dança e no Forum Dança, e no Centre Chorégraphique de Montpellier – Mathilde Monnier (França), com a bolsa CNC (2000).

Bailarino/performer para várias companhias em Portugal, França, Bélgica e Índia desde 1994, começa a desenvolver o seu próprio trabalho pessoal abrangendo disciplinas como dança, teatro, video, canto, performance art…. 

Criador e director da Companhia Lua desde o seu início em 2004. Diniz apresentou peças em Portugal, Espanha, França, Índia, Bangladesh e Sri Lanka. 

Desde 2006 que vem desenvolvendo o heterónimo Spicy Tutuboy, com o qual trabalha em vários projectos e performances questionando identidade, género, sexualidades, nacionalismos, etc.

Em 2007 começou a trabalhar no mundo da Ópera, sobretudo em colaboração com o director espanhol Emilio Sagi, criando mais de uma dúzia de óperas e produções de teatro musical, como coreógrafo e assistente de encenação, em Teatro pelo mundo fora (Espanha, Portugal, França, Suíça, Estados Unidos da América, Brazil…).

Inicia-se também em encenação de óperas teatro musical, sendo o responsável pela estreia na Índia da ópera de Menotti “Amahl and the Night Visitors”, para o Lyric Ensemble of Delhi.

Depois de vários anos dentro e fora da Índia, em 2019 estabeleceu-se no Kerala, Sul da Índia, com a bolsa GDA para a sua pesquisa sobre artes performativas do Kerala.

Entre seus planos de futuro contam-se prosseguir os seus projectos de encenação de ópera, dança e performance (com Spicy Tutuboy), e partilhar os conhecimentos adquiridos através do ensino, terapia e toque humano.

Partilhar
Default image
Diniz Sanchez
dinizsanchez@hotmail.com
Articles: 2