Ana Queirós nasceu em 1979. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo, estudando com Fátima Travanca e Luis Pipa. Foi aluna de José Alexandre Reis, no Centro de Cultura Musical de Caldas da Saúde.

Em 1996 é admitida na classe de Pedro Burmester, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, concluindo em 1999 o Curso Superior de Piano. Nesse mesmo ano é-lhe atribuída uma bolsa de estudos para integrar a classe de Solomon Mikowsky na Manhattan School of Music em Nova Iorque, concluindo em 2001 o Master of Music em Piano Performance.

Aperfeiçoou-se em masterclasses em Portugal, Espanha e Alemanha com pianistas como Dmitri Bashkirov, Vitaly Margulis, Paul Badura-Skoda, Vladimir Viardo, Aquilles delle Vigne, Luiz de Moura Castro, Joel Bello Soares, Pierre Reach, Laszlo Simon, Helena Sá e Costa, Tania Achot e Miguel Henriques, bem como em cursos de Interpretação de Lied com Charles Spencer. Estudou em Madrid com Galina Egyazarova.

É detentora do 1º e do 2º prémios do  Concurso Juventude Musical Portuguesa (1992 e 1995) e do 3º Prémio do Concurso Internacional Maria Campina (1999).

Realiza regularmente recitais a solo e de música de câmara em Portugal (Festival de Primavera em Guimarães, International Music Festival Portugal & U.S.A, Noites em Massarelos, Concertos de Domingo no Museu Gulbenkian, Festival Opera Faber, Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, Festival Música Portuguesa HOJE, Fundação Eng. António de Almeida, Fundação de Serralves, Jornadas Nova Música de Aveiro), Espanha, Alemanha (Festival Neckargemund Klavierwoche), Moçambique (Festival Internacional de Maputo) e EUA. Realizou uma digressão de música portuguesa pelas principais cidade do Brasil, com recitais em Belém do Pará, São Paulo e Vitória. 

Atuou sob a direção dos maestros Ernst Scheel, Vasco Pearce de Azevedo, António Saiote, António Soares e Kevin Waldron com as Orquestras da EPMVC, Artave e Orquestra de Sopros APROARTE. Gravou ao vivo para a Rádio Brasília e Antena 2.

É, juntamente com a violinista Evandra de Brito Gonçalves, fundadora do Doppio Ensemble, com quem estreou obras de Jean-François Lézé, Carlos Azevedo e Pedro Faria Gomes.
É membro fundador do TriArt, trio com violino (Evandra Gonçalves) e percussões (JF Lézé).

Professora Assistente na Universidade do Minho e professora no Conservatório de Música do Porto, colabora regularmente com a Escola Superior de Musica e Artes do Espetáculo do Porto e com a ONP/CdM.
Foi pianista do Círculo Portuense de Ópera em 2004.

Paralelamente à atividade de concertista, é autora de diversos artigos que integram programas de divulgação musical.

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Manhattan School of Music.

Partilhar
Default image
Ana Queirós
aqueirosbox@hotmail.com
Articles: 1